Capacitores

 A propriedade que estes componente têm de armazenar energia elétrica é chamada de capacitância ou capacidade (C) e é medida pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada pela diferença de potencial ou tensão (V) que existe entre as placas.
  Um capacitor tem a capacitância em farad (F). O farad é uma unidade de medida considerada muito grande para circuitos práticos, por isso, são utilizados valores de capacitâncias expressos em microfarad (μF),nanofarad (nF) ou picofarad (pF).A capacitância é a tensão de trabalho do capacitor esta impressa em seu corpo por algarismos ou cores.o aparelho utilizado para medir capacitância é o capacitômetro.

O tempo de carga de um capacitor é definido pela expressão: T = R x C 
Onde t e o tempo r resistor c capacitância
O capacitor reage a mudanças na tensão, ou diferença de potencial.
Desta forma a reatância é proporcionalmente inversa à freqüência do sinal. Em tensão   DC (ou CC)  o capacitor conduz durante a carga e   bloqueiam completamente a tensão depois de carregado. Para correntes alternadas (AC) o capacitor carrega e descarrega de acordo com a freqüência da tensão.



Os capacitores eletrolítico e capacitor de tântalo são capacitores polarizado, se invertido a polaridade de carga vão se aquecem e estouram.o sinal de mais (+) ou menos (-) marcado em seu corpo indica a polaridade do capacitor.onde (+) é positivo e (-) é negativo.

E comum encontrar defeito em capacitor eletrolítico, que podem estufar,ficar seco internamente e perder sua capacitância.
os capacitores de cerâmica é poliéster dificilmente apresentam defeitos.

Alguns capacitores de poliéster contem faixas colorida que indica sua capacitância é tensão nominal através de cores,que são as mesmas do código de cores para resistores.




Capacitores SMD



Atualmente são encontrado em placa de circuito impresso chapeada como placa de computadores,celular,monitor etc., capacitores SMD que não possuem terminais é são  soldados diretamente na placa de circuito impresso.    

Capacitores são comumente usados em fontes de energia onde elas suavizam a saída de uma onda retificada completa ou meia onda.




Por passarem sinais de Corrente Alternada, mas bloquearem Corrente Contínua, capacitores são frequentemente usados para separar circuitos Corrente alternada de corrente continua. Este método é conhecido como acoplamento AC.
Circuito passa-baixa

Também podem ser usados em circuitos como filtro passa-baixa, passa-alta ou passa-banda, dependendo da configuração.







A vários tipo de capacitores capacitor fixo e variáveis.o capacitor variável  é o trimmer possui um eixo que que ao girar este eixo varia a capacitância. 





A fazer manutenção em aparelho eletrônico é for substituir um capacitor, observe a tensão de trabalho do capacitor, nunca substitua por um capacitor de tensão menor. 
O capacitor poderá ser substituído por um com tensão de trabalho maior do que for encontrado.
 Se você encontrar um capacitor de 25 v poderá substituir por um de 35 v nunca por um de 16 v.Esta flexibilidade de tensão não deve ser muito acima de sua tensão de trabalho. Não vou entrar em termos científicos do porque, digamos apenas que o circuito não reconhece um capacitor com tensão de trabalho muito acima da tensão presente naquele ponto do circuito. O ideal é, Ao substituir um capacitor,substitua sempre pelos mesmos valores encontrado.   
Capacitor quando ligados em paralelo e somados sua capacitância c1 + c2 quando ligados em serie divide-se os valores da capacitância c1 / c2, 
Como nos resistores porem ao inverso, existem formulas especifica para estas equações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto completo do detector de metais

Detector de metais  O detector sera composto por quatro bloco de circuito, sendo o primeiro bloco o oscilado de onda quadrada forma...